terça-feira, novembro 25, 2008


Curiosidade - Peixe, um símbolo do Cristianismo

Você conhece os símbolos do Cristianismo?

Um dos seus símbolos mais conhecidos é aquele peixinho, desenhado de forma muito simples e que, para nós cristãos, identifica os “do caminho”.

Mas de onde veio este símbolo? O que ele de fato significava na sua criação?

- É porque alguns apóstolos eram pescadores;
- É porque Jesus disse a Pedro que ele seria pescador de homens - [Lucas 10.5] (era o que eu achava antes das aulas de História do Cristianismo no Seminário);
- É por causa da igreja Renascer (essa foi a top);
- E por ai vai…

Na verdade não é nada disso. A igreja primitiva, já no século primeiro, era muito perseguida. Nossos irmãos daquele tempo não podiam sair na rua declarando publicamente “eu sou cristão, aleluia, glória a Deus…”. Isto poderia lhe custar o pescoço. Na verdade isto ainda acontece em alguns países onde a Igreja de Cristo é verdadeiramente perseguida, mas este é assunto para outro post. Diante desta situação, surgiu a necessidade de se criar uma forma secreta de se dizer “eu sou cristão”. Daí surgiu então o famoso peixinho. Desenhar aquele peixinho em algum lugar, talvez na terra do chão, já dizia que você era seguidor do Mestre Jesus.

A palavra “peixe” em grego é “ictos”. Estas cinco letras são as iniciais de uma declaração a respeito do Senhor Jesus: “Jesus Cristo, Filho do Deus, Salvador” (as vírgulas eu que coloquei). Se a língua falada naquele tempo fosse o português, seria algo do tipo:

Jesus
Eterno
Suficiente
Unico
Salvador

Agora você já sabe que aquele adesivo no seu carro tem um significado teológico (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador).

2 comentários:

Maída disse...

Prazer em visitar o seu blog...Deus o abençõe...o meu blog é www.radiorestaurados.blogspot.com....vou colocar o seu link-me no meu blog...

Maída disse...

Não consegui copiar o seu link...