terça-feira, dezembro 11, 2012

Dinheiro como dízimo!

 O que é o dinheiro?

É um meio de transação, um instrumento que permite a troca de bens e mercadorias.

Muitos textos que vamos estudar são do Velho Testamento e na época que alguns deles foram escritos ainda não havia moeda.

·Todos os artigos serviam como artigos de troca. ( gado, prata, ouro, objetos )
·A riqueza era medida, por exemplo, pela quantidade de gado. Ex: Abraão Gn 13:2

O primeiro metal que foi usado como instrumento de troca foi a prata. As pessoas trocavam bens por determinado peso em prata:

1 carro de guerra = 600 siclos de prata
1 cavalo = 150 siclos de prata

Gn 23:16
"E Abraão ouviu a Efrom, e pesou-lhe a prata de que este tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, moeda corrente entre os mercadores."

I Rs. 10:29
"E subia e saía um carro do Egito por seiscentos siclos de prata, e um cavalo por cento e cinqüenta; e assim, por intermédio desses mercadores, eram exportados para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria."

A quantidade de metal a ser paga era controlada através do peso. A palavra siclo vem do hebraico SIQEL que quer dizer peso. Gn 22:24

Mais tarde começou-se a usar a moeda de metal ( cerca de 700 AC ), estampando-se nela seu lugar de origem.

Mas na época em que a lei foi promulgada, as pessoas viviam da Agricultura, Agropecuária, logo, a única forma de ofertarem e Dizimarem era através do que cultivavam e criavam. A moeda corrente era a troca de um produto pelo outro.

Mais a frente, vamos perceber a mudança desta realidade, quando em Josué 6:19 quando o povo foi até Jericó, Deus ordenou a Josué que destruísse a cidade e tudo ali seria maldito ao Senhor , porém instruiu a Josué assim:
"Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão ao tesouro do SENHOR."

O povo que tomou posse da terra de Canaã ainda viveriam de agricultura e agropecuária , mas estariam também agora ofertando ouro, prata, ferro e as moedas feitas destes materiais. 

 Davi oferta e dízimos de Davi :

I Crônicas 29:1-9-: "1 Disse mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus. 2 Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ónix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância. 3 E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário: 4 Três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas. 5 Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? 6 Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães de mil e de cem, até os chefes da obra do rei, voluntariamente contribuíram. 7 E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro. 8 E os que possuíam pedras preciosas, deram-nas para o tesouro da casa do SENHOR, a cargo de Jeiel o gersonita. 9 E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria."

Também é importante ressaltar que havia um lugar especifico para se guardar os tesouros de ouro, prata, cobre, ferro e coisas preciosas e ainda pessoas que cuidavam deste patrimônio que pertencia ao Templo.

I Crônicas - 9:26
Porque havia naquele ofício quatro porteiros principais que eram levitas, e tinham o encargo das câmaras e dos tesouros da casa de Deus.

I Crônicas - 26:20
E dos levitas: Aías tinha cargo dos tesouros da casa de Deus e dos tesouros das coisas sagradas.

Esdras quando volta para Jerusalém para reconstruir o Templo, não se esquece de levar recursos financeiros para a reconstrução do Templo e para as ofertas:

Esdras 2:68-70- "E alguns dos chefes dos pais, vindo à casa do SENHOR, que habita em Jerusalém, deram ofertas voluntárias para a casa de Deus, para a estabelecerem no seu lugar. Conforme as suas posses, deram para o tesouro da obra, em ouro, sessenta e uma mil dracmas, e em prata cinco mil libras, e cem vestes sacerdotais. E habitaram os sacerdotes e os levitas, e alguns do povo, tanto os cantores, como os porteiros, e os netinins, nas suas cidades; como também todo o Israel nas suas cidades."

No Novo Testamento, mulheres serviam Jesus com recursos financeiros:

"E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com Ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que O serviam com seus bens" (Lucas 8:1-3).

Hoje, mais do que antes precisamos de dinheiro para realizar a obra. O templo, aluguel, água, luz , gás ... a estrutura, utensílios, instrumentos, matérias didáticos, evangelismo, missões ; tudo é pago com dinheiro e não com cereais, verduras e carne.

Se Dízimos e Ofertas eram apenas em mantimentos, e não em espécie , algo diferente ocorre no Tempo de Jesus:

A Oferta da Viuva pobre.

“Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.” Marcos 12:41-44

Barnabé .

Atos4.36-37, “Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos”.

Ananias e Safira.

"Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos."

Veja que eles mantinham a Igreja, os trabalhos, com dinheiro!

Mas se ainda alguém insistir em que dizimo era em produtos do campo, eu pergunto: já levou seus 10% de dizimo em produtos do campo para a igreja este mês? Caso a resposta seja negativa, seja em espécie ou em produtos a pessoa rouba a Deus da mesma forma!

No mais, sejam fieis e deixem de procurar motivos para não serem dizimistas! 

Existiam moedas desde o Gênesis , mas no deserto onde a lei foi promulgada não se era usada moedas , tanto quanto se usava produtos para trocas. As vezes as pessoas assitem videos que foge do ensinamento da biblia, se concentram  em responder sobre a existência da moedas, mas ainda assim, existem as demais questões que provam que se usava dinheiro : ouro, prata, bronze e ferro para dízimos e ofertas. Quando a bíblia fala: "HONRA AO SENHOR COM A TUA FAZENDA E COM AS PRIMÍCIAS DE TODA A TUA RENDA; E SE ENCHERÃO OS TEUS CELEIROS ABUNDANTEMENTE, E TRASBORDARÃO DE MOSTO OS TEUS LAGARES". (PROVÉRBIOS 3:9-10) No caso aqui, a palavra "fazenda" esta falando de recursos. Como escrevi, tanto V.T. Quanto N.T. Apresentam uso de dinheiro para dizimo e oferta. Mas, como disse, se alguém crê desta forma, leve para igreja seus 10% em produtos agrícolas e agropecuários!! Mas deixar de ser dizimista é errado e sem argumentação respaldáveis biblicamente. Leia a palavra de Deus pedindo direcionamento para o Espírito Santo e não ande pelos seus proprios pensamentos!
 Paz
 by Pr.Seiji Kikuti

Nenhum comentário: