segunda-feira, março 03, 2014

Lute pelos seus sonhos...

Muitas pessoas são ótimas para tomar iniciativas, mas nunca conseguem concluir o que começaram. A leitura de um livro, um curso na faculdade, melhorar como mãe, pai, esposa ou marido, estreitar seu relacionamento com Deus. Estes são alguns exemplos de projetos de vida que muitos não levam à efeito. Não terminam o que se propuseram a realizar, pois não conseguem lidar com os obstáculos que surgem no meio do caminho.

A Bíblia conta a história de Neemias que perseverou em lutar contra todo tipo de obstáculos para ver seu sonho realizado. Neemias era um judeu que trabalhava como copeiro do rei da Pérsia (um cargo muito importante na época – 445 a.C.). Na Pérsia, Neemias soube que a sua distante Jerusalém estava em ruínas (pois a mais de um século a cidade havia sido destruída na invasão do império babilônico). Ao receber a notícia, Neemias sonhou ver a cidade de Jerusalém reconstruída e protegida de seus inimigos.

Mas nada teria mudado na vida de Neemias e de Jerusalém se ele apenas sonhasse. Neemias foi mais adiante. Ele arregaçou as mangas e entrou em ação. A primeira coisa que fez foi orar a Deus colocando diante d’Ele o desejo de seu coração. A partir de então as portas foram se abrindo para Neemias. Deus tornou o coração do rei favorável à Neemias, permitindo que ele partisse para Jerusalém a fim de reconstruir os muros da cidade.

Ao chegar em Jerusalém a primeira coisa que viu foi a cidade em ruínas e seus muros destruídos. Tinha um grande desafio pela frente. Aliás, vários desafios. Primeiro foi convencer os poucos judeus que estavam com ele a reconstruírem os muros da cidade. Segundo, enfrentou os moradores vizinhos da cidade que não queriam que os muros de Jerusalém fossem reconstruídos (assim a cidade continuaria desguarnecida). Neemias encarou mentiras, emboscadas, conspirações, falsas acusações e perigos de morte. Mas nada disso o fez parar. Mobilizou pessoas, venceu o medo, não deu ouvidos aos inimigos, não se intimidou diante dos perigos e perseverou em colocar até a última pedra no muro da cidade.

Mas, qual de fato, era o diferencial na vida de Neemias? Apenas sua tenacidade? Não! O diferencial em Neemias era a presença de Deus em sua vida. De nada adiantaria ser um sonhador que luta pelos seus sonhos se ele não estivesse comprometido com Deus. Muitos lutam pelos seus sonhos, mas excluem Jesus de suas vidas. Por mais que conquistem coisas, sempre sentem-se insatisfeitas, pois somente Jesus pode dar sentido às nossas vidas.

Neemias enquanto lutava pela concretização de seu sonho, em tudo buscou e obedeceu a Deus.
 Querido leitor, que a história de Neemias te inspire a viver uma vida comprometida com Deus, por meio de Jesus, pois somente assim você poderá provar da bondade e do poder do único Deus verdadeiro.
Deus te abençoe!

Nenhum comentário: