sexta-feira, agosto 31, 2012

Ouça o Conselho de Deus e faça uma dieta!


“Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Pv 19.20).
  Depois que um médico identifica alguns problemas de saúde no corpo de alguém, um nutricionista entra em ação e receita uma dieta. O objetivo da dieta é tornar o corpo novamente saudável e com energia para a vida.
Como “nutricionista espiritual” gostaria de recomendar a seguinte receita para uma dieta que torne sua vida saudável espiritualmente e tenha qualidade de vida:
1. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos – “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” (Pv 23.7).
2. Abandone o orgulho, pois ele pode te levar à destruição e deixe a vaidade de lado, pois ela pode fazer você cair na desgraça – “A soberba precede a ruína,e a altivez do espírito, a queda” (Pv 16.18).
3. Cuidado com o que fala, pois você terá que agüentar as conseqüências de tudo o que disser – “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Pv 18.21). Veja também Pv 6.1-5.
4. Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo, e não revele o segredo de outra pessoa – “Pleiteia a tua causa diretamente com o teu próximo e não descubras o segredo de outrem; para que não te vitupere aquele que te ouvir, e não se te apegue a tua infâmia” (Pv 25.9, 10). Veja também: Pv 3.29; 11.9; 11.13; 24.28.
5. Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como águia – “Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência. Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus” (Pv 23.4, 5). Veja também Pv 28.20 e Sl 127.2.
6. Confie em Deus de todo o seu coração e não se apóie no seu próprio entendimento – “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal” (Pv 3.5-7).
7. Guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).
8. Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque foi para isso que fomos criados – “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Ec 12.13). Veja também: Pv 14.26; 19.23.
Conclusão: A parte boa desta receita é que ela tem mais de 3.000 anos e foi escrita pelo sábio “nutricionista espiritual” chamado Salomão. Todos estes itens da receita estão no livro de Provérbios e Eclesiastes. Minha recomendação final é que depois que você conseguir praticar esta primeira etapa da receita, vá imediatamente para a segunda etapa do tratamento praticando os outros itens que Salomão recomenda.

Nenhum comentário: